Modalidade Digital

As disciplinas dos cursos de pós-graduação acontecem através de encontros presenciais ou digitais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.

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12 PARCELAS DE

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento é voltado para professores de ensino fundamental (séries iniciais) e pretende rediscutir os desafios que se impõem à prática docente em relação ao desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos em fase de alfabetização, sejam estes, crianças, jovens ou adultos. Para isso, o curso se coloca como facilitador para revisitar e reconstruir os saberes profissionais em relação à aquisição da leitura e da escrita do ponto de vista metalinguístico e epilinguístico.

Este curso aborda fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, compreendendo o letramento como parte fundamental e discutindo aspectos da prática docente, com o objetivo de instrumentalizar o professor a planejar, desenvolver e avaliar situações didáticas competentes para a construção do conhecimento linguístico junto aos seus alunos em fase de alfabetização.

Dada a importância substancial da formação de cidadãos de cultura letrada em nosso país, este curso torna-se de suma importância para a formação continuada dos professores do ensino fundamental (séries iniciais).

  • Contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental (séries iniciais) na área de Língua Portuguesa, no que se refere à alfabetização e ao letramento, através de fundamentação teórica;
  • Instrumentalizar o professor do ensino fundamental (séries iniciais) para a elaboração de situações didáticas significativas e eficazes para o processo de aquisição da competência leitora e escritora, com ênfase no letramento, para crianças, jovens ou adultos.
  • História do Analfabetismo no Brasil: Movimentos de Alfabetização;
  • Letramento e Alfabetização: relações reflexivas;
  • Circulação de textos no Ensino Fundamental;
  • Teorias da aquisição e desenvolvimento da linguagem;
  • O uso de material didático no papel educacional e inclusivo;
  • Aprendizado da língua escrita;
  • Interfaces entre artes, alfabetização e letramento;
  • O ensino da Língua Portuguesa – L1 e a Língua Brasileira de Sinais – Libras – L2;
  • Linguística e Alfabetização