
- Blended Learning
- 12 meses
- 450 horas
Modalidade Digital
As disciplinas dos cursos de pós-graduação acontecem através de encontros presenciais ou digitais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido, educação mão na massa, design thinking e games educativos, são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas.
O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação dedica-se a oferecer construções e metodologias que promovam práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para essas práticas, sempre atendendo às singularidades dos que atuam no processo educacional, sejam eles estudantes, educadores ou gestores do campo pedagógico.
Em face disso, o curso visa promover situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.
O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação aposta na perspectiva interdisciplinar, na promoção de costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.
O aluno do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas em Educação poderá complementar sua formação com o módulo avançado Designer Think, de 32h (opcional), realizado no Instituto Universitário da Maia – ISMAI, em Portugal.
- Apresentar ao aluno o conceito central de Metodologias Ativas de aprendizagem e suas práticas e recursos mais utilizados;
- Contribuir com metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno;
- Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa;
- Fornecer capacitação em reconhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas.
- Desafios da educação no século XXI;
- M.A – Storytelling, PBL, sala de aula invertida, aulas em campo;
- Estudo de casos em Metodologias Ativas;
- Design thinking para aprendizagem por projeto;
- Movimento maker e da aprendizagem criativa;
- Planejando uma aula considerando Metodologias Ativas;
- Gamificação na educação;
- Avaliação das Metodologias Ativas;
- Portfólio