
- Blended Learning
- 12 meses
- 450 horas
Modalidade Digital
As disciplinas dos cursos de pós-graduação acontecem através de encontros presenciais ou digitais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Theodor Adorno, um dos maiores pensadores do século passado, chamou de semicultura a reificação da obra de arte para a realização fetichista da mercantilização padronizada, que é o que a indústria cultural produz atualmente.
Na cultura de massa, toda a “aura” se perde, transformando tudo em mercadoria falsificada, em cópia da cópia, banalizando os sentidos e o simulacro da experiência artística.
Neste contexto, essa avalanche de produção, que leva o nome de “artística”, devora tudo e, no fundo, não passa de produtos transformados em padrão de consumo e em simulacro da experiência estética.
Tal como explicou Edgar Morin, em seu livro “Amor, poesia, sabedoria”, “em toda grande obra, de literatura, de cinema, de poesia, de música, de pintura, de escultura, há um pensamento profundo sobre a condição humana”, mas a indústria cultural nega isso.
Ao fugir da cultura de massa, deparamo-nos com a riqueza das artes, as quais nos propõem a fluidez da experiência estética. Antes, contudo, devemos desenvolver a linguagem simbólica, para que possamos apreciá-la, trabalhando a linguagem no plano da conotação, da analogia e da metáfora.
No plano em que reside a glória de significações, que circunda cada palavra, cada enunciado e que ensaia traduzir a verdadeira subjetividade, é que está a linguagem tratada neste curso.
Dessa maneira, o curso de pós-graduação em Museologia e Formação Cultural dedica-se a oportunizar a experiência estética e a possibilidade de acessar e compreender o conhecimento específico da arte, bem como as formas de acessar a dimensão existencial, subjetiva e afetiva do ser humano.
Como o universo da arte ultrapassa o universo puramente racional, embora não o negue, o curso de pós-graduação em Museologia e Formação Cultural propõe uma conexão entre o aparato teórico e vivencial, através de visitas aos espaços culturais da cidade de São Paulo, e estudo e análise sobre estas vivências. Com isto, o curso busca favorecer o saber sensitivo e estético das coisas e a reconhecer as riquezas artísticas da nossa cidade.
- Estudar a riqueza da arte além da cultura de massa;
- Desenvolver o saber sensorial e estético, com base no estudo da Arte;
- Estudar e analisar os aspectos da Arte, através de visitas aos espaços culturais da cidade de São Paulo, e propor estudos e análises sobre estas vivências.
- Estética: noções básicas
- Visita técnica guiada ao MASP
- Sensibilidade: fluidez da experiência estética
- Visita técnica guiada à Pinacoteca
- História da Arte: dos gregos aos modernos
- Visita técnica guiada ao Memorial da América Latina
- História da Arte: dos modernos aos contemporâneos
- Visita técnica guiada ao Museu Afro Brasil
- O sublime: a experiência do sagrado nas artes.
- Visita técnica guiada ao Museu de Arte Sacra