
- Blended Learning
- 12 meses
- 450 horas
Modalidade Digital
As disciplinas dos cursos de pós-graduação acontecem através de encontros presenciais ou digitais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Pedagogia de projetos é mais do que uma metodologia de ensino por meio da experiência, é também uma proposta inovadora que propõe uma conexão entre o estudante e o projeto de pesquisa transdisciplinar, despertando, assim, o interesse do aluno pelo saber. Esta proposta visa, portanto, formar o professor para trabalhar um dos Pilares da Educação, “Aprender a Conhecer”, redigido pela UNESCO, a partir das discussões da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, criada em 1993.
Para essa proposta, o papel do professor está em orientar o ensino com base nos frutos das pesquisas realizadas pelo aluno, em todas as suas descobertas. Sendo assim, suas intervenções pedagógicas devem ser intencionais e assertivas.
Para isso, é necessário um profissional preparado e com os conhecimentos atualizados mediante a esse processo de aprendizagem, recebendo uma formação com o ferramental suficiente para extrair, desta metodologia, todo o seu potencial de aprendizagem.
O curso de pós-graduação Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade pretende instrumentalizar o docente na elaboração e aplicação de projetos, bem como discutir formas de intervenções que promovam um aprendizado efetivo e significativo. Pretende dar ao professor meios para construir uma sala de aula com alunos participativos, interessados e críticos, através do aprendizado por meio de experiências e do desenvolvimento do espírito investigativo.
Para isso, o curso toma como objeto de estudo e de aplicação a própria experiência docente do professor, considerando-a como o laboratório para o desenvolvimento das aprendizagens sobre a Pedagogia do Projeto.
O aluno do curso de pós-graduação Pedagogia de Projetos: Construindo a Transdisciplinaridade poderá complementar sua formação com o módulo avançado Designer Think, de 32h (opcional), realizado no Instituto Universitário da Maia – ISMAI – Portugal.
- Instrumentalizar o docente na elaboração e aplicação de projetos, bem como discutir formas de intervenções pedagógicas que promovam um aprendizado efetivo e significativo;
- Incentivar uma visão transdisciplinar do conhecimento no aprendizado, por meio das experiências e desenvolvimento do espírito investigativo;
- Revisitar e reconstruir a prática pedagógica do professor a partir de sua própria experiência;
- Estimular o pensamento crítico que contribui para a transformação dos estudantes em indivíduos autônomos e socialmente ativos.
- Fundamentos da pedagogia de projetos;
- Teoria e prática no trabalho por projetos – estudo de caso;
- Currículo, interdisciplinaridade e tecnologia
- Projetos e avaliação formativa
- Oficina de temas transversais e a estratégia de projetos
- Práticas interdisciplinares na educação infantil
- Práticas interdisciplinares no ensino fundamenta
- Orientação para a construção de um projeto interdisciplinar
- Aplicação do projeto e relatório final dos resultados alcançado