
- Blended Learning
- 12 meses
- 450 horas
Modalidade Digital
As disciplinas dos cursos de pós-graduação acontecem através de encontros presenciais ou digitais e Webinars. Entretanto, todas as atividades e conteúdos trabalhados ficam à disposição do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com layout moderno e amigável, para acesso ao longo de todo o curso.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica dedica-se a formar psicopedagogos capacitados a compreender os processos de aprendizagem e os seus métodos; a identificar os problemas que geram dificuldades de aprendizagem perante os métodos aplicados, analisá-los e propor intervenções e ajustes necessários para que a aprendizagem aconteça.
O curso visa formar um profissional da educação apto a exercer a função de um psicopedagogo que preze pelas dinâmicas das relações da comunidade educativa – objeto de intervenção -, a fim de favorecer processos de integração e de troca, respeitando, na sua intervenção, as características dos indivíduos e dos grupos em suas comunidades.
Em face disso, o curso pretende contribuir com subsídios teóricos e práticos, para que o psicopedagogo possa analisar impasses suscitados nos processos de aprendizagem vivenciados em espaços educativos, formais e informais, que resultaram em fracassos escolares, e intervir preventivamente ou promover acompanhamento psicopedagógico. Atuando, para isso, por meio de ações terapêuticas e de prevenção aos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional e clínico.
- Formar profissionais com subsídios teóricos e práticos em processos e distúrbios de aprendizagem, em uma abordagem interdisciplinar, para atuação clínica e institucional;
- Instrumentalizar o profissional para analisar e intervir em impasses suscitados nos processos de aprendizagem, vivenciados em espaços educativos, formais e informais, que resultaram em fracassos escolares, do qual apontam perspectivas para uma atuação preventiva e/ou acompanhamento psicopedagógico;
- Propiciar condições de ação terapêutica e de prevenção aos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional.
- Desenvolvimento Neuropsicológico e Cognitivo-Afetivo
Orientação e Metodologia TCC
Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem da Matemática
Didática do Ensino Superior
Pesquisa em Educação e TCC
Fundamentos da Psicopedagogia
Diagnóstico Psicopedagógico e Distúrbios da Aprendizagem
Atendimento Psicopedagógico Escolar e Clínico
Aspectos Psicopedagógicos do Processo de Socialização e Acompanhamento Familiar